1 de Outubro de 2015

Qual o papel da assessoria de eventos?

Inaugurando nossa coluna “Pergunte ao Cerimonialista”, temos o prazer de tentar explicar um pouco melhor o nosso papel, papel esse que vai além de ser apenar um fornecedor de serviços. Nós, cerimonialistas, nos tornamos amigos, conselheiros, psicólogos. E depois que mais um casamento passa, acreditem vocês, nós sofremos carência pós-casamento! Passamos tanto tempo vivendo a realização do sonho das pessoas que, depois que passa fica difícil desgarrar, viu? Dá uma saudaaaaade... A toda equipe O Detalhe, agradecemos por abrir este espaço para podermos ajudar a desanuviar as cabecinhas de quem está organizando um casamento.

 



 

Quando estamos numa festa, tudo acontecendo perfeitamente, depois de uma cerimônia cheia de detalhes e todos orquestrados com maestria, não damos conta do grande trabalho por trás do que veem nossos olhos.

O papel do cerimonial vai além do que vemos ali, no dia, na hora “H”.

O trabalho do cerimonial começa já na primeira reunião, na assinatura do contrato. A partir dali são intermináveis trocas de e-mails, telefonemas, visitas técnicas, reuniões, degustações, etc.

É o cerimonial responsável por traçar o perfil do cliente e seu evento, e desde então, começar a busca pelos profissionais e serviços com a cara do cliente e seu evento. Ah, e de acordo com o bolso do cliente também! O cerimonial deve auxiliar seu cliente também nas questões financeiras, orientando para que ele faça escolhas com bom custo X benefício, de maneira que tudo permaneça dentro do seu orçamento.

O cerimonialista deve estar atento a todas as fases do processo de organização de um evento, desde a busca dos melhores fornecedores a assinaturas de contratos, por exemplo. Sempre zelando para que seu cliente esteja fazendo um bom negócio.

O tempo de contratação ideal do cerimonial é de até um ano de antecedência ao evento, podendo chegar de até um ano e meio a dois anos de antecedência. E nesse caso, quanto mais tempo melhor, já que o cerimonial é o fornecedor de serviços que te acompanhará até o pós-evento.

E por falar em pós-evento, o serviço do cerimonial não acaba depois que a noiva joga o buquê, como muitos pensam. Ainda ali na festa o cerimonialista é o responsável por cuidar para que os pertences dos noivos cheguem ao seu devido destino, assim como também é de responsabilidade do cerimonial gerenciar os excedentes de bolo, doces, bebidas, etc., organizar presentes caso haja, e nunca esquecer de um mimo que todos os noivos e famílias amam: caixinhas de doces para os noivos levarem para a noite de núpcias e para suas famílias levarem para casa.

No pós-evento também é de costume elaborar um relatório com observações e todos os pertences e excedentes dos noivos que foram gerenciados. Mais uma ferramenta que permite que a vida dos noivos se torne mais prática.

E como nossa a intenção aqui é de facilitar, seguem nossas dicas de ouro para a escolha do cerimonial:

*Cheque a experiência do profissional!
É a experiência e o jogo de cintura dele que o farão resolver as saias-justas e contratempos que podem vir a acontecer no seu evento. Um cerimonialista experiente consegue resolver inúmeros problemas sem que os noivos e convidados sequer percebam. Somente no último dos casos os noivos devem ser incomodados. Isso serve também para o dia da noiva/noivo. Ligar para noiva para perguntar que horas vão entregar o bolo? Nem pensar! Seu cerimonialista tem e deve fazer uma checagem com todos os fornecedores, combinando horários de entregas e veirficando quantidades. O ideal é fazer essa checagem com uma semana de antecedência ao casamento

*Desconfie de serviços com valores abaixo do valor de mercado! Profissionais desqualificados e de competência duvidosa estão proliferando no mercado. E fuja dos sites de compras coletivas e ofertas tentadoras na internet – a menos que você tenha ótimas referências sobre o profissional. Esta dica serve também para os demais fornecedores de serviços.

*Tenha empatia pelo seu cerimonialista! Ele tem que ser sensível, ser atencioso, te tratar de maneira especialíssima e seu casamento como um evento único, que ficará gravado para sempre na sua memória e de seus convidados. O cerimonialista tem que saber ouvir, tem que ter disponibilidade de tempo e paciência, afinal é ele quem vai te ajudar a construir o maior e melhor dia da sua vida!

*E por último: contrate o seu cerimonialista e... seja feliz!!! Relaxe! Confie a melhor fase da sua vida a uma pessoa que está disposta a fazer do seu grande dia, um dia memorável! Um dia que você e seus convidados jamais esquecerão!

 

Sobre o Autor

Kenia e Maíra

Kenia e Maíra são irmãs, cerimonialistas/organizadoras de eventos. Apaixonadas pela arte de organizar eventos  e de realizar sonhos, uniram suas experiências e montaram a empresa Vida&Vida Promoção de Eventos. Agora, dividem seus conhecimentos aqui, no Blog O Detalhe.

Comentários


Maíra F. Vida

Querida equipe O Detalhe, estamos muito felizes e honradas com essa nova parceria! Muito obrigada por nos abrir este canal! Que muitas dúvidas sejam esclarecidas e que seja apenas o início de uma longuíssima parceria! Abraços, Maíra F. Vida e Kenia Vida



Leia Também

O Detalhe que
você procura

Autores

Quer nos contar seus momentos marcantes?

Envie nos por e-mail, eles podem aparecer aqui no blog

contato@odetalhe.com

Fale Conosco

(24) 998340410

odetalhe

contato@odetalhe.com

O Detalhe
O Detalhe é um portal diferenciado para ajudar na preparação da tão esperada festa de casamento ou de 15 anos. Também é o melhor canal de comunicação entre convidados e noivos ou debutantes.