30 de Novembro de 2015

Como elaborar a lista de convidados?

A montagem da lista de convidados tem tudo para ser uma tarefa estressante, não é mesmo? Afinal, é preciso chegar em um consenso sobre os convidados do noivo, os da noiva, os amigos em comum, família de ambos, amigos do trabalho, tios distantes e amigos dos pais.

Mas, com as nossas dicas, essa árdua tarefa será uma atividade prazerosa, até porque depois que o casamento passa, morremos de saudades de todo o processo de organização!

Então vamos lá!

- Peça ao seu cerimolianista uma planilha modelo de lista de convidados. Acredite: à primeira vista pode parecer que a planilha tem que ser preenchida com muitas informações, mas todas elas irão te facilitar posteriormente.


Um exemplo de planilha de lista de convidados seria a seguinte:

 

- A lista de convidados deve ser feita o quanto antes, porque é ela quem vai ditar coisas importantes como a escolha do local, o orçamento que vocês vão despender com buffet e bebidas, e até com a decoração, já que o número de convidados vai dizer quantas mesas, cadeiras e lounges serão necessários.

- Façam a lista juntos. Neste momento vocês irão relacionar amigos em comum e também já analisarão o grau de importância de cada convidado.

- E quem devemos convidar?
A intenção de realizar uma festa de casamento é comemorar com pessoas próximas e que vivenciaram a história de vocês.  Hoje em dia usa-se muito um diagrama para facilitar na escolha de quem convidar ou não.

 


A verdade é que, quem vai ditar isto vai ser o coração. E também o orçamento!
Se é uma pessoa que há muito tempo não se vêem, mas que vocês adorariam tê-la no casamento, então devem convidar. Principalmente se o orçamento permitir, porque não podemos esquecer que um convidado implica não só nos gastos com alimentos e bebidas, mas também com decoração, brindes de saída e tantas outros itens.
 
- Deixem claro para as famílias que a comemoração é de vocês. É elegante e de bom tom que vocês estabeleçam uma “cota” para que os pais convidem alguns amigos deles, mesmo se eles estiverem ajudando com os custos do casamento. Conversando desde o começo e estabelecendo um número para que eles convidem, tudo dará certo.

- “Posso levar o primo do vizinho da minha namorada, que conheceu vocês naquela festa? Ele está louco para ir ao casamento!”
Mais uma vez vem a questão do orçamento. Se o orçamento permitir e se for uma pessoa que vocês gostariam de ter na festa, ótimo, pode convidar. Mas e se o orçamento estiver apertado?
Explique que o orçamento está enxuto, que cada convidado implica em custos com decoração, além do buffet, bebidas...

- “Minha amiga começou a namorar. Tenho que convidar o namorado também?”
Tem sim! É deselegante “forçar” que sua amiga vá sozinha a festa. Nenhuma mulher gosta de ir sozinha a um casamento. Você não gostaria, não é?

- Não deixe a confirmação de presença de lado. O R.S.V.P. vem do francês “Répondez S’il Vous Plaît” , que traduzindo significa: “Responda, por favor”. A expressão já diz tudo! É de bom tom responder à confirmação de presença, mesmo que seja uma confirmação de ausência. É através dele que, dias antes do casamento, vocês conseguirão prever o número real de convidados, já que este número sempre fica bem próximo da realidade.

Costumamos usar uma margem de que em um evento sempre tem de 10 a 20% de convidados faltosos, mesmo eles tendo feito a confirmação da presença. Mas nunca conte com este número. É arriscado e nós nunca podemos descartar que imprevistos acontecem!

- Tem alguma dúvida?
Comunique sempre ao seu cerimonialista! Jamais esqueça que ele está ali para te orientar em todas as decisões e para esclarecer suas dúvidas.

Seguindo essas dicas, a “missão quase impossível” de criar a sua lista de convidados será menos complicada, pode ter certeza!  E boa sorte! Tente ao máximo fazer com esta tarefa seja prazerosa e mais uma maneira de estarem juntos cuidando de cada detalhe do casamento!

Sobre o Autor

Kenia e Maíra

Kenia e Maíra são irmãs, cerimonialistas/organizadoras de eventos. Apaixonadas pela arte de organizar eventos  e de realizar sonhos, uniram suas experiências e montaram a empresa Vida&Vida Promoção de Eventos. Agora, dividem seus conhecimentos aqui, no Blog O Detalhe.

Comentários




Leia Também

O Detalhe que
você procura

Autores

Quer nos contar seus momentos marcantes?

Envie nos por e-mail, eles podem aparecer aqui no blog

contato@odetalhe.com

Fale Conosco

(24) 998340410

odetalhe

contato@odetalhe.com

O Detalhe
O Detalhe é um portal diferenciado para ajudar na preparação da tão esperada festa de casamento ou de 15 anos. Também é o melhor canal de comunicação entre convidados e noivos ou debutantes.